Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2 Timóteo 4.3,4) - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tito 2.1)
1 Tessalonicenses 5:21

domingo, 6 de abril de 2008

Cristãos: de perseguidos a perseguidores?

Persecução. Intolerância. Tortura. Ódio. Muitas são as características deste período, no qual, sucedendo diferentemente da profecia bíblica, os cristãos (nominal) tornaram-se perseguidores. Estamos tratando da inquisição!

Inquisição!Os metódos da Inquisição:

O Tribunal do Santo Ofício (a inquisição), só em Portugal, processou mais de quarenta mil pessoas, queimou mais de 1800 nas fogueiras, além de condenar a vários castigos mais de 29 mil, entre as quais trezentos brasileiros. Na espanha foram penitenciados mais de 340 mil pessoas.
Tão ou mais graves e vis foram as técnicas de tortura aplicadas pela inquisição, como queimar as plantas dos pés do interrogado, estraçalhar os músculos e carnes de todo o seu corpo ou aplicar um ferro em brasa em sua boca. A variedade e sofisticação das peças de tortura criadas para a inquisição, demonstram a importância dada ao suplício como forma de redenção dos condenados. Comumente acompanhava os inquisidores para indicar o grau de tortura que o "pecador" poderia ainda suportar. "O Santo Ofício da Inquisição, denomina-se hoje Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Essa Congregação tem acusado como hereges, advertido e punido numerosos teólogos contemporâneos."
NOVINSKY, Anita. A Inquisição.
São Paulo, Brasiliense, 1982. p. 82.

E disse Jesus: "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5. 11 e 12)

*Ilustrações retiradas da Obra de Alberto Rivera: Série Alberto. parte 1
(Clique na Imagem para conferir!)