Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2 Timóteo 4.3,4) - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tito 2.1)
1 Tessalonicenses 5:21

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Nem quente, nem frio. És morno?

MornoGrande parte dos leitores da Bíblia estão familiarizados com as conhecidas palavras de Cristo à igreja de Laodicéia: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te de minha boca" (Apocalipse 3.15-16). Como muitos cristãos ignoram o ambiente histórico e cultural desta passagem, eles entendem erradamente as palavra de Cristo.


Normalmente assumimos que "quente" significa espiritualmente vivo ou "no fogo" do Senhor, ao passo que "frio" significa espiritualmente morto ou que a pessoa está contra Jesus. Em outras palavras, Jesus preferiria que fossêmos a favor ou contra Ele, em vez de neutros. Mas, esta interpretação de "quente" e "frio" ignora totalmente o ambiente histórico e cultural desta passagem, e, portanto, leva ao erro.

A ciodade de Colossos, que ficava a menos de quinze quilômetros de Laodicéia, era conhecida pelas suas águas frias e refrescantes. A cidade de Hierápolis, situada mais ao norte, era famosa por suas benéficas fontes de águas quentes. Laodicéia tinha um aqueduto de nove quilômetros de extensão que trazia para a cidade tanto a água fria como a quente. No momento em que as águas chegavam à cidade elas estavam mornas.

Dessa forma, podemos ver como o conhecimento dessa informação muda radicalmente a maneira como interpretamos essa passagem. Jesus nunca iria querer que alguém fosse espiritualmente morto ou contra Ele, e certamente não iria preferir esta condição a um cristianismo morno - mesmo que Ele deteste este último. Nesta passagem, tanto "frio" como "quente" são excelentes e benéficos, como um copo refrescante de água gelada ou, então, um bom banho quente. Portanto, seja você "quente" ou "frio" Jesus ficará estremamente satisfeito. Só se espera que você não seja morno!