Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2 Timóteo 4.3,4) - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. (Tito 2.1)

sábado, 3 de maio de 2008

O louvor ao Senhor conforme o salmo 150

Louve ao SENHOR

Não é raro encontrarmos textos e comentários que atacam os louvores que utilizam guitarras, baterias, etc... um termo que tornou-se até um chavão entre esses tradicionalistas ou zombadores é o seguinte: "Deus está surdo?". E tem até quem utilize o verso 23 de Amós 5 para corroborar com tal asseveração. Porém esse trecho está totalmente fora do seu contexto.

Embora eles tenham razão sobre a impossibilidade de se louvar ao Senhor com samba, forró, swingueira, etc... No entanto adverter censurando a euforia de estar louvando ao Rei dos reis é falta de conhecimento ou até mesmo esquecimento das Sagradas Escrituras.

O que seria como está no salmo 150.2: "louvai-o conforme a excelência da sua grandeza!"? Penso ser uma tarefa dificílima louvar conforme a grandeza do Senhor de forma estática, sem nenhuma palma, sem nenhum júbilo. No verso 4 do mesmo salmo 150 encontramos: louvai-o com instrumentos de cordas! Sinceramente não encontrei nenhuma nota de rodapé que excluísse a guitarra e o baixo da categoria de tais instrumentos.

Tranqüilizando aqueles preocupados com a saúde auditiva do Senhor, o salmista escreveu: "Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes!" (Sl 150.5).Louve ao SENHOR! Segundo os dicionários um instrumento altissonante é o que soa muito alto. E agora? Deus proibiu de louvarmos com guitarras e baterias, proibiu de o adorarmos declarando em alto e bom som que Ele é o Senhor? Claro que não. A eisegese acontece porque esses inconformados com o louvor jubiloso poupam o seu fôlego para como o nosso Deus e preferem utilizá-lo para deturpar a Bíblia. Finalizando... "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!" (Sl 150.6)